top of page
  • Ademar Fagion

FALANDO UM POUCO SOBRE CÁLCULO RENAL

As populares pedras nos rins, também chamadas de cálculo renal, são formadas por cristais de alguns minerais, em geral contendo cálcio, que vão se aglomerando e crescendo cada vez mais até atingir um tamanho suficiente para causar um desconforto muito grande. Os rins são órgãos muito importante, pois são responsáveis por filtrar vários componentes presentes no sangue como toxinas, líquidos em excesso e minerais, que ao terem a sua concentração muito elevada no sangue podem precipitar formando cristais que tem um tamanho variável, indo desde um grão de areia até um bola de golfe.

As pedras variam em composição, processo de formação e formato, existindo pelo menos quatro tipos. O mais comum compõe as pedras que tem sua formação a partir do cálcio combinado com oxalato ou fosfato. Já o segundo tipo se caracteriza por ser provocada por uma infecção urinária e elas geralmente têm o formato de um chifre, sendo chamadas de pedras de estruvite. O terceiro tipo implica nas pedras de ácido úrico sendo consideradas mais macias do que as outras. E por fim existem as pedras de cistina que são raras e hereditárias e se parecem mais com um cristal do que com uma pedra.

Mas você deve estar se perguntando, qual é o fator responsável pela formação dessas pedras???!!! Na maioria dos casos não se conhece exatamente o que leva a sua formação, mas sabe-se que quando há concentrações elevadas de íons cálcio, oxalato, cistina ou ácido úrico na urina essas pedras podem ser formadas. Por isso é importante beber muita água, que diluirá a urina, evitando que esses cristais se aglomerem e aumentem de tamanho.

Abaixo se encontra uma matéria publicada na revista do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), que contém mais informações a respeito das pedras nos rins.

Tenha uma boa leitura e após terminá-la recomendo que beba um copo de água, HEHE, já que a melhor forma de evitar vários problemas, inclusive os renais.

LEMBRE-SE, BEBA BASTANTE ÁGUA!!!

Referências:

1 - LEAL, M. Pedras nos rins ou cálculos renais. Associação Portuguesa de Insuficientes Renais, outubro, 2016. (Site: apir.org.pt).

2 - No meio do caminho tinha uma pedra. Revista do IDEC, abril, 2011. p. 31 e 32.

Posts Destacados 
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • Instagram - White Circle
Meus Blogs Favoritos
Procure por Tags
bottom of page