O mundo ligado a Química
Olá pessoal!
Acredito que muitos de vocês se perguntam o porquê de estudar Química e como essa ciência será útil em suas vidas, não é? Além disso, muitas pessoas possuem conceitos equivocados e negativos sobre ela, pensando que se baseia somente em decorar fórmulas e símbolos químicos, o que acaba deixando a imagem dessa importante Ciência como algo ruim, que agride o meio ambiente e a nossa saúde, mas não é bem assim...
Ao nosso redor vemos uma grande diversidade de substâncias. Elas se diferenciam por muitos aspectos, como cor, estado físico (sólido, líquido e gasoso), cheiro, sabor, capacidade de entrar em combustão, pontos de fusão e ebulição, densidade etc. Isso se deve à capacidade que o átomo tem de combinar com outros átomos, seja de um mesmo elemento, seja de um elemento diferente, com a finalidade de realizar ligações químicas.
A ligação química se estabelece quando átomos combinam (reagem) entre si. Existem três tipos básicos de ligações químicas: a iônica, a covalente e a metálica. Para entender melhor essa ciência, segue abaixo um link informativo.
As propriedades principais resultantes de cada uma dessas ligações são:
- Ligação Iônica – perda ou ganho de elétrons.
A ligação iônica é resultado da alteração entre íons de cargas elétricas contrárias (ânions e cátions). Esta ligação acontece, geralmente, entre os metais e não-metais. Então: METAL + NÃO-METAL → LIGAÇÃO IÔNICA
- Ligação Covalente – compartilhamento de elétrons.
A ligação covalente, geralmente é feita entre os não-metais e não metais, hidrogênio e não-metais e hidrogênio com hidrogênio. Esta ligação é caracterizada pelo compartilhamento de elétrons. O hidrogênio possui um elétron na sua camada de valência. Para ficar idêntico ao gás nobre hélio com 2 elétrons na última camada. Ele precisa de mais um elétron.
- Ligação Metálica – átomos neutros e cátions mergulhados numa "nuvem" de elétrons.
Ligação metálica é a ligação entre metais e metais. No estado sólido, os metais se agrupam de forma geometricamente ordenados formando as células, ou grades ou retículo cristalino. Uma amostra de metal é constituída por um grande número de células unitárias formadas por cátions desse metal.