PERFUMES: Uma Química Inesquecível

Olá pessoal, vocês sabem o que é um perfume? Ou do que ele é constituído?
A análise química dos perfumes mostra que eles são uma complexa mistura de compostos orgânicos denominada fragrância.
Essas fragrâncias que são características dos perfumes foram obtidas durante muito tempo exclusivamente a partir de óleos essenciais extraídos de flores, plantas, raízes e de alguns animais selvagens. Esses óleos receberam o nome de óleos essenciais porque continham a essência, ou seja, aquilo que confere à planta seu odor característico.
Uma vez obtido um óleo essencial, a análise química permite identificar quantos e quais componentes estão presentes, hoje, é possível identificar todos os componentes de um óleo, mesmo aqueles que estão presentes em quantidades mínimas. Alguns óleos essenciais chegam a ter mais de 30 componentes. A figura a baixo apresenta as fórmulas dos principais componentes de alguns óleos essenciais.

Curiosidades sobre perfumes
Uma vez identificados os componentes de um óleo essencial, os químicos podem fabricá-los sinteticamente e torná-los mais baratos, com aroma similar ao produto natural, porém com estruturas totalmente diferentes.
A grande maioria das fragrâncias usadas hoje em dia é fabricada em laboratório.
Atualmente, o comércio mundial do óleo de almíscar natural é limitado a 300 kg por ano, o que ainda representa a morte para alguns milhares de veados almiscareiros.
O óleo de jasmim natural custa cerca de R$5000,00 por quilograma. A mesma quantidade da fragrância artificial chega a custar R$5,00.
São necessárias cinco toneladas de rosas para se obter um quilograma de óleo essencial.
Referência: DIAS, M. S., SILVA; Da R. R.; Perfumes, uma química inesquecível. Química Nova na Escola, N° 4, Novembro, 1996.