Equilíbrio Químico
Você pode imaginar uma situação real e que acontece no seu dia a dia.
Imagine uma garrafa de cerveja, quando a colocamos em um congelador ou freezer e esquecemos de retirá-la após um determinado tempo, possivelmente a garrafa teria estourado, mas muitas vezes isso não ocorre, ocorrendo um fenômeno que é denominado de super congelamento, isto é, quando o líquido, no caso a cerveja, “esquece” de congelar, pois o processo de resfriamento foi muito rápido e as moléculas do líquido estão em um estado de equilíbrio. No entanto, quando retiramos a garrafa do congelador e a abrimos, ela estoura, pois diminuímos a pressão no interior da garrafa, ou seja, diminuímos a pressão dentro do sistema, o que provoca uma perturbação no estado de equilíbrio que se estabelecia dentro da garrafa.
Estados de Equilíbrio estão muito presentes no nosso cotidiano, seja em fenômenos físicos, biológicos e até mesmo fenômenos químicos.
Inúmeras reações que ocorrem no nosso dia a dia são irreversíveis, ou seja , os reagentes se rearranjam formando produtos e a reação ocorre num só sentido. A reação de glicose e oxigênio que produz água e gás carbônico é um exemplo de reação irreversível.
C6H12O6 --> CO2 + H2O
No entanto, algumas reações químicas não adotam o mesmo comportamento, e por isso são chamadas de reversíveis. Nesse caso não há apenas uma reação ocorrendo num só sentido, e sim, duas reações que acontecem simultaneamente, onde reagentes originam produtos pela reação direta e produtos originam reagentes pela reação inversa.
Influência na Temperatura
É a única alteração que pode modificar o valor da KC (constante de equilíbrio).
O aumento da temperatura beneficia a reação endotérmica. A diminuição da temperatura beneficia a reação exotérmica.
Influência da Pressão
A pressão de um gás está associada ao volume deste gás. O aumento da pressão beneficia a reação com menor volume e a diminuição da pressão beneficia a reação com maior volume.
Aumento do volume do gás = EXPANSÃO Diminuição do volume do gás = CONTRAÇÃO
O volume ocupado por regentes e produtos, obedece à proporção estequiométrica. Neste caso, o produto possui menor volume. Com um aumento da pressão, o equilíbrio será deslocado para o sentido dos produtos, sentido direito, porque tem menor volume.
Aumento da pressão = EQ para lado com menor volume Diminuição da pressão = EQ para lado com maior volume
Para estas alterações, não há modificação no valor da KC ( é uma grandeza chamada de constante de equilíbrio da reação).
Influência da Presença de Catalisador
A presença de um catalisador (substância química que acelera a reação química) não altera o valor da KC. O catalisador promove a diminuição do momento do equilíbrio. Altera tanto na reação direta como na reação inversa.
Resumo de Deslocamento de Equilíbrio Químico.
No caso do nosso experimento, o azul de metileno na sua forma normal é azul. Quando entra em contato com a glicose, em meio básico, é reduzido ao leuco metileno (AMreduzido) que é incolor, enquanto que a glicose é oxidada à Ác. glucônico, como na reação abaixo:
Por isso, ao misturar o azul + glicose + base, temos um produto incolor, que é a forma reduzida do azul de metileno. Quando agitamos a solução que está incolor (AMreduzido), favorecemos a dissolução do O2 que oxidará novamente o azul de metileno, voltando assim a solução para azul (AMoxidado(azul))., conforme reação abaixo:
Em repouso, a cor azul vai desaparecendo até a solução tornar-se incolor . Isto ocorre porque o AMoxidado(azul) oxida a glicose, produzindo o ácido glucônico e regenerando o AM reduzido (incolor) (AMreduzido(incolor) ).