top of page
  • Késsya

Funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas.

Olá turma, agora que já estudamos sobre as funções orgânicas, vamos conhecer um pouco sobre suas aplicações:

Álcoois:

Os álcoois mais importantes, e mais conhecidos são o metanol e o etanol. O etanol por exemplo conhecido como álcool etílico, é o álcool que ouvimos falar em nosso dia a dia, este tem muitas funções nas indústrias como na produção de loções, perfumes, bebidas alcoólicas, solventes, e até mesmo combustível de automóveis.

Éteres:

O éter mais importante é o etoxietano, conhecido também como éter comum, éter dietílico, atualmete o éter é usado como solvente apolar, tanto em laboratório como nas indústrias químicas, como por exemplo na extração de óleos, gorduras, essências, perfumes, etc. de fontes vegetais e animais.

Aldeídos:

Dentre os aldeídos que apresentam maior diversidade de uso são o aldeído formico (metanal), e o aldeído acético (etanal). O metanal é um gás incolor, de cheiro característico e irritante e bastante solúvel em água (podendo formar o formol), este é usado como desinfetante, na conservação de cadáveres e de peças anatômicas, assim como na fabricação de plásticos, medicamente e até explosivos. Já o etanal é um dos responsáveis pela "ressaca" decorrente da digestão de bebidas alcoólicas, e também um dos piores poluentes produzidos por veículos movidos a álcool, é usado como redutor da prata na fabricação de espelhos comuns.

Cetona:

A cetona mais importante é a propanona, um líquido incolor, infamável, de cheiro agradável e solúvel em água e em solventes orgânicos, conhecida no comércio como acetona. É usada como solventes de esmaltes, de tintas, de verniz, etc., e na extração de óleos de sementes vegetais.

Acidos Carboxílicos:

Dos ácidos carboxílicos que apresentam maior diversidades no uso são os ácidos metanóico e etanóico. o ácido metanóico é usado no tingimento de tecidos, e como desinfetante em medicina, e o ácido etanóico é usado na preparação de perfumes, corantes, seda artificial, acetona e também como vinagre.

Sais de Acidos Carboxílicos:

Os sais mais usados são os derivados do ácido etanóico, os sais de metais alcalinos obtidos a partir de ácidos carboxílicos de cadeia longa (ácidos graxos) são denominados sabões. Os sais dos ácidos carboxílicos estão presentes também em medicamentos, em aditivos alimentares, em soluções fotográficas, em fixadores de corantes nos tecidos, no tingimento de couro e etc.

Ésteres:

Os ésteres são usados como essências de frutas e aromatizantes na indústria alimentícia, farmacêutica, cosmética, e de perfumes. Atualmente uma das aplicações mais importântes dos ésteres tem sido como combustível, o biodíesel que é na verdade uma mistura de ésteres de ácidos graxos.

Aminas:

A função amina está presente nos aminoácidos, que são os formadores das proteínas (componentes fundamentais dos seres vivos). Industrialmente, as aminas são usadas em certos tipos de sabão, na vulcanização da borracha e em inúmeras sínteses orgânicas, mas em particular, são importantíssimas na fabricação de corantes e explosivos.

Amidas:

A amida mais imporante é a uréia, que é uma diamida do ácido carobônico, a uréia é comumente usada como adubo, na alimentação do gado, como estabilizador de explosívos e na produção de resínas e medicamentos.

Nitrocompostos:

E por fim, porém não menos importânte, dos derivados aromáticos, o nitrobenzeno é o mais importante, sendo muito utilizado como solvente, a trinitroglicerina é utilizada como explosivo e também como vasodilatador coronário em caso de risco de infarto.

E então pessoal, agora que já estudamos o que é cada uma das funções, ficou fácil de ver em que elas se aplicam, não é mesmo? Espero que tenham gostado, e estudem bastante!

Posts Destacados 
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • Instagram - White Circle
Meus Blogs Favoritos
Procure por Tags
bottom of page